domingo, 25 de março de 2012

Sambas-enredo de bairro: Canários das Laranjeiras 2012

Quem não adquiriu o cd das escolas de samba dos grupos de acesso c, d e e, na Intendente Magalhães, deixou de ter ao dispor samba da melhor qualidade e estão extinção. Sambas de enredos sérios, sem oportunistmos, sem efeitos hollywoodianos medíocres. Sambas de enredo de uma escola que homenageia o seu bairro, o bairro de Laranjeiras. Enredos de bairros nos transmitem uma visão muito digna, poéticas, muitas vezes perdidos nas dificuldade dos seus moradores, ou no tumulto do dia a dia. Conheça mais Laranjeiras por esse samba. E mais que isso: conheça o que Laranjeiras é mas não pode se dar nas suas ruas de trânsito, na suas praças onde se transita rapidamente para fazer alguma coisa ou não se deixar assaltar. A arte do carnaval, e só ela, recupera esses temas esquecidos do cotidiano, como a história de um bairro e o que ele tem, em conjunto, não em partes que não mostram um conteúdo de um tema, em poesia de rimas, ritmos e palavras para esse fim, sem o gás carbônico dos carros das avenidas.


Canários das Laranjeiras 2012 - Sou da terra, sou do reino, sou Canários da Laranjeiras. Presidente: Antônio Gonçalves (Pico).Carnavalesco: Agnaldo Corrêa.Mestre de bateria: Godô. Intérprete: Arilson Zona Sul. Compositores: Fernando de Lima, Fabiano, Arilson Zona Sul, Valtinho da Ladeira, Edson Roberto e D Pereira Vilany Silva

Eu sou o samba
De amarelo e branco ergo minha bandeira
Que tem história e tantas glórias,
Canários das Laranjeiras

Vem descobrir
62 anos de história
Charmoso bairro imperial
É Laranejeiras, tema do meu carnaval
Que saudade dá
Dos tamanquinhos, felicidade
Beleza de lugar
Esporte e tradição
Canariando no sangue e no meu coração

Quem por lá passou
Princesa Isabel
A Maria Louca, Machado de Assis,
Cecília Meirelles e mil outros mais
São figuras imortais

Carioca, vale que virou poema
Em bairro se transformou
Parque Guinle, governo municipal
A Bica da rainha tradicional
Carona pego no bonde
Eu vou pra onde
Teu sol brilhar
Meu sonho me leva
Não quero acordar
Quando o Canários for cantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário