terça-feira, 3 de abril de 2012

Capela e Aprendizes, o Galo cantou "prato, taco, frigideira"

Unidos da Capela e Aprendizes de Lucas fundiram-se fazendo nascer a Unidos de Lucas. Um samba conta essa história com muita originalidade. Perceba os instrumentos musicais do samba de outrora, prato, taco e frigideira, hoje fora dos desfiles, mas materializados na história pelo samba da Lucas 1997:

 
Frigideira, sabemos da qual se trata, embora seria uma ótima pesquisa para quem possa descobrir o modelo de peça usado nos carnavais antigos, uma relíquia, aqui uma ilustração. Quanto ao taco, pode se tirar o som do de beisebool e do de sinuca, mas com certeza está se referindo ao revestimento de chão. Pratos, este sim o mais intrigante: seriam os címbalos ou pratos de comida, afinal os Canários das Laranjeiras tinha uma ala até pouco tempo em que se tirava som da colher. Mas uma pesquisa mais interessante ainda seria como o samba descobriu e incorporou os sons dos instrumentos do cotidiano comum, usados por toda comunidade social, ao ritmo de sua música.





Capela e Aprendizes, o galo canta a sua história

Fui capela e Aprendizes
Hoje sou Galo de Ouro (bis)
Minha vida tem raízes
O meu passado é um tesouro

Fantástico, sensacional
A idéia do artista foi genial
Mesclando o passado e o presente
E o Galo canta neste carnaval
Devoção, cultura, futebol e poesia
Uma tabajara que fazia
Todo povo delirar

Chorei, chorei, mas sem querer chorar
Oi, abram alas, deixa a Capela passar (bis)

Aí, eu gargalhei de alegria
Ao fazer a travessia
Um tamborim diferente eu escutei
Era uma euforia
Ali reinavam os aprendizes
Em verde e branco seu terreiro era um encanto
Que tempos felizes
Um pouco do sul, quanta riqueza
Festa da uva, novidade e beleza

Nesse samba fiz escola nessa escola estudei
Prato, taco, frigideira e no samba inovei (bis)

(E assim)
Assim surgiu o Galo de Ouro
Com seu primeiro desafio
Festa tradicional do Rio
Oh, Sublime Pergaminho
Lindo samba que marcou
Cidade feita de memória
Na ginga do samba Lucas conta sua história

(Eu fui...)

Um comentário: