Unidos da Capela e Aprendizes de Lucas fundiram-se fazendo nascer a Unidos de Lucas. Um samba conta essa história com muita originalidade. Perceba os instrumentos musicais do samba de outrora, prato, taco e frigideira, hoje fora dos desfiles, mas materializados na história pelo samba da Lucas 1997:
Frigideira, sabemos da qual se trata, embora seria uma ótima pesquisa para quem possa descobrir o modelo de peça usado nos carnavais antigos, uma relÃquia, aqui uma ilustração. Quanto ao taco, pode se tirar o som do de beisebool e do de sinuca, mas com certeza está se referindo ao revestimento de chão. Pratos, este sim o mais intrigante: seriam os cÃmbalos ou pratos de comida, afinal os Canários das Laranjeiras tinha uma ala até pouco tempo em que se tirava som da colher. Mas uma pesquisa mais interessante ainda seria como o samba descobriu e incorporou os sons dos instrumentos do cotidiano comum, usados por toda comunidade social, ao ritmo de sua música.
Capela e Aprendizes, o galo canta a sua história
Fui capela e Aprendizes
Hoje sou Galo de Ouro (bis)
Minha vida tem raÃzes
O meu passado é um tesouro
Fantástico, sensacional
A idéia do artista foi genial
Mesclando o passado e o presente
E o Galo canta neste carnaval
Devoção, cultura, futebol e poesia
Uma tabajara que fazia
Todo povo delirar
Chorei, chorei, mas sem querer chorar
Oi, abram alas, deixa a Capela passar (bis)
AÃ, eu gargalhei de alegria
Ao fazer a travessia
Um tamborim diferente eu escutei
Era uma euforia
Ali reinavam os aprendizes
Em verde e branco seu terreiro era um encanto
Que tempos felizes
Um pouco do sul, quanta riqueza
Festa da uva, novidade e beleza
Nesse samba fiz escola nessa escola estudei
Prato, taco, frigideira e no samba inovei (bis)
(E assim)
Assim surgiu o Galo de Ouro
Com seu primeiro desafio
Festa tradicional do Rio
Oh, Sublime Pergaminho
Lindo samba que marcou
Cidade feita de memória
Na ginga do samba Lucas conta sua história
(Eu fui...)
O samba do nosso enredo. O desfile de escola de samba como arte. Resgate dos sambas e desfiles antigos que não foram valorizados por uma visão pobre e parcial. O samba como alta cultura em contato com a crÃtica. Entrevistas para resgatar a imagem e a história de sambistas quase anônimos, por causa de um jornalismo voltado para o consumo sensacionalista. Livros qualificados sobre a arte do carnaval.
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Esse é de jota Maranhão Jorge Teodoro e Marcão
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