segunda-feira, 9 de abril de 2012

Edson, Aluísio e Alcione - enredo do nosso samba


Muitos cantores e campositores de samba fizeram musicas populares com motivos baseados nos desfiles de escolas de samba ou no carnaval. Entre eleas, ou melhor, também entre elas Alcione cantou "Não deixe o samba morrer" de Edson e Aluíso, lançado em 1975 pelo LP "A voz do samba". Um folião, já de muitos anos passados, não pode mais desfilar, brilhar na avenida, apresentar-se ao público, defender a bandeira de sua escola. Agora, esquecido, está no meio do povo espiando o palco onde um dia brilhou e deixou tantas saudades para si. Mesmo sem ter nome, sem estar na mídia, ele acredita que tem uma herança e deixa um legado. Legado imaginário pois ele está como anônimo e o sambista mais novo talvez sequer o conheça. Encontra então na sua imaginação esse legado em oração: "Não deixe o samba morrer/ Não deixe o samba acabar/ O morro foi feito de samba / De samba pra gente sambar".

Ainda merece uma pesquisa todos os sambas de terreiro, sambas com motivos de carnaval. São simples de história como toda a música popular mas com densidade afetiva. Parecem-se com enredos de blocos, de escolas de samba de grupos de acesso e temas de outras manifestações populares do carnaval que rejeita, inconscientemente, por sua carência estética e falta de recursos, a dinâmica do cinema. Carnaval é uma arte própria, embora seja uma reunião de muitas outras artes simultaneamente: não deixem o samba morrer. E quem sabe alguem prove mais uma vez isso fazendo desta música enredo de escola de samba. A música "O bêbado e a equilibrista" de Aldor Blanc e João Bosco se tornaram enredo da Lins Imperial, por que não mais uma música não se torna enredo, provando que o Acesso tem características específicas de temas,q ue não podem ser abordados no grupo mais escpecial?





Não deixe o samba morrer

Quando eu não puder
Pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas
Não puderem agüentar
Levar meu corpo
Junto com meu samba
O meu anel de bamba
Entrego a quem mereça usar
Eu vou ficar
No meio do povo, espiando
Minha escola
Perdendo ou ganhando
Mais um carnaval
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final
Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final
Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De Samba, prá gente sambar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário