terça-feira, 6 de setembro de 2011

Refrões de Cordões - "a escolinha do compositor"

Oh! abre ala!
Que eu quero passá,
Estrela d'Arva
Do carnavá!


Há duas coisas
Que me faz chorá
É nó nas tripa
E batalhão navá!

Sou eu! Sou eu!
Sou eu que cheguei aqui
Sou eu Mina de Ouro
Trazendo-nos sobogari.


Como és tão linda!
Como és formosa!
Olha os Destemidos
No galho da rosa.

Moreninha bela
Hei-de te amar
Sonhando contigo
Nas ondas do mar.

A 21 de janeiro
O Aquidabã incendiou
Explodiu o paiol de pólvora
Com toda gente naufragou.

Os filhinhos choram
Pelos pais queridos.
As viúvas soluçam
Pelos seus maridos.

Corremos, corremos.
Povo brasileiro
Para salvar do Aquidabã
Os patriotas marinheiros.




Estes são refrões dos antigos Cordões do início do século XX, que desfilavam nas ruas do Centro do Rio. O que eles tem em comum entre si e com os sambas-enredos, principalmente os grupo de acesso? Você seria capaz de musicá-los? Como ficariam, com que tipo de sambas pareceriam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário