segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A raiz carnavalesca do samba, perdida.

 SANTA CRUZ 1989
 Exaltando a passarela
A Santa Cruz vem homenagear
Sérgio Porto
E suas obras imortais vamos cantar
É a saudade que ficou em seu lugar

Nasceu em Copacabana
Conheceu lindas mulheres
Todas elas conquistou
E nas muitas noites de orgia
Foi gozador e fez da vida poesia

Tia Zulmira
Stanislaw sempre exaltou
E fez do crioulo doido
Uma obra de valor

Senhor ministro vou lhe diplomar
Vais receber o "Febeapá"
Você falou, eu vou morrer de rir
Quem deve ao Brasil é o FMI

Quem não tem quiabo
Não oferece caruru
Disse assim o jornalista
No meio do sururu

É alegria, é simpatia, é carnaval
O poeta hoje conta uma história sem final

 http://www.4shared.com/audio/dUVWfQNF/1989_Stanislaw_uma_histria_sem.html



SANTA CRUZ 2012

EU VOU NAVEGAR
NAS ONDAS DO RÁDIO ME SINTONIZAR
VIVA NOVA ERA!
COM AUDITÓRIOS RADIONOVELAS
SATÉLITE NO AR
DE PARAQUEDAS SURGE O ARTISTA
FELIZ DA VIDA
COMANDA A MASSA
FAZ A TRISTEZA VIRAR FUMAÇA
HOJE O NOSSO AMOR TE ABRAÇA
FOFOCAS DA JUJU, PUDICA SUGERIU
A SIMPATIA PRO MARIDO QUE TRAIU
SE EU ERA ESCORPIÃO, FUI "TOURO" SEM QUERER
ZORA YONARA ISSO NÃO PODE PREVER

NA AUDIÊNCIA É O REI
IRREVERÊNCIA, ALTO ASTRAL
DESPERTADOR DO MEU BRASIL
A FESTA DO MEU CARNAVAL!
35 ANOS DE SUCESSO E MAGIA
TEM ARRASTÃO NA SAPUCAÍ
DE PURA EMOÇÃO
E QUEM VEM AÍ? ANTÔNIO CARLOS!
O POVO VEM TE APLAUDIR
ACORDA BRASIL, O SHOW TÁ NO AR
EU SOU SANTA CRUZ, CHEGO ARREPIAR
QUEM É QUE DESPERTA MEU SONHO PRIMEIRO?
A VOZ QUE ENCANTA O RIO DE JANEIRO!

 http://www.4shared.com/audio/HRpSd90b/Santa_Cruz.html



Repare os dois sambas da Santa Cruz: um sobre Stanislaw Ponte Preta em 1989 e outro sobre Antônio Carlos para 2012. Dois sambas carnavalescos com teor de qualidade. O antigo, uma obra-prima, esquecida do meio do carnaval. O recente, um bom samba e bastante competitivo. Mas o interesse na comparação não é tecer comentarios de melhor ou pior. Repare os refrões, são bem interessante quanto ao humor do samba carnavalesco com muita qualidade. Depois observe que o samba atual perde esse humor e se torna sério ao exaltar a audiência e os 35 anos do homenageado. Ainda assim, temos ainda aquele jeito carnavalesco de tentar falar de muitas coisas quase consecutivamente. Mas o samba não varia tematicamente:
NA AUDIÊNCIA É O REI
IRREVERÊNCIA, ALTO ASTRAL
DESPERTADOR DO MEU BRASIL
A FESTA DO MEU CARNAVAL!
35 ANOS DE SUCESSO E MAGIA

Essa é uma nova tendência do samba. Os amigos que conhecem a Santa Cruz podem verificar, no samba do Cazuza 1998, no samba do Mario Lago 2001 e outros, que todos tem aquela raiz que falamos no início e que lutamos aqui neste espaço. Mas a influência do grupo especial ou de uma arte de desfile mais luxuosa, mais completa tenta dar ao enredo o enfoque sério, claro e consecutivo. Desconhecem que o samba é um gênero musical como o samba do crioulo doido do Stanislaw, e que carnaval é a coerência das coincidências. O samba perde sua raiz e pior que muitos nem sabem onde se encontram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário